quinta-feira, 29 de junho de 2017

Via da Estrela - Dia 2

Estorninos - Alcafozes
Distância percorrida: 59,0 km

Continuei seguindo pelo PR sinalizado do dia anterior que me levaria a passar por Estorninos, uma aldeia pequena.




Piedras Albas foi a aldeia seguinte por onde passei. Esta foi a última povoação espanhola. Cerca de 1km depois encontrei um portão fechado a cadeado, o que me fez desviar do track planeado e fazer mais distância.

Piedras Albas
Estava a aproximar-me da fronteira e a entrada em Portugal foi feita pela estrada asfaltada que liga Piedras Albas a Segura. Antes de chegar a Segura tive de atravessar o rio Erges pela ponte romana de Segura.

Ponte de Segura
Nesta localidade parei para tomar o pequeno-almoço no bar duma associação e apreciar o pelourinho. Depois segui pelo PR4-Rota das Minas, pertencente aos percursos pedestres de Idanha-a-Nova. Ao longe comecei a avistar Zebreira. 
Chegado à N240, virei à direita mas o track que tencionava seguir levou-me a um portão fechado a cadeado. Voltei a trás em direção a Zebreira na esperança de encontrar uma passagem que encurtasse a distância para Toulões. Tal não aconteceu pois todas as propriedades estavam vedadas com cerca e portões. Assim segui pela N240 até à entrada de Zebreira, altura em que virei à direita para a N1279, estrada de faixa única e que me proporcionou paisagens bem bonitas.

Estrada para Toulões
Depois de Toulões segui por um trilho que estava obstruído com silvas e erva. Procurei alternativas mas deparava-me sempre com portões fechados ou com cercas de arame farpado. Desisti de seguir pelo campo e continuei primeiro pela N332-4 e depois pela N332 que me levaria até Alcafozes. Para passar dentro da aldeia tomei uma estrada de terra pela direita.
Alcafozes é conhecida por ter a Srª. do Loreto, padroeira universal da aviação. Anualmente tem lugar aqui um evento que reune os profissionais do sector.

Em Alcafozes
Nesta aldeia gravei o track do dia porque de seguida fiz um desvio por estrada (±10km) para ir ao parque de campismo municipal de Idanha-a-Nova, onde iria pernoitar.
O restante do dia foi dedicado a lavagens (minha, roupa e equipamento). Depois delcoquei-me a Idanha-a-Nova onde pus a alimentação em dia e abasteci de mantimentos para o dia seguinte.

Sem comentários:

Enviar um comentário