terça-feira, 14 de junho de 2016

Caminho Português de Santiago: Lisboa-Santiago de Compostela

Já desde 2010, ano em que fiz a pé o Caminho de Santiago desde o Porto que me tinha ficado a vontade  de realizar um dia este Caminho desde o seu início, em Lisboa. A oportunidade surgiu este ano e comecei a preparar a logistica para a viagem. 
Como não gosto muito de repetir os Caminhos que já percorri, mesmo aqueles que adorei fazer e estou sempre à procura de conhecer novos lugares, novas paisagens, novas gentes, optei por seguir o Caminho Português da Costa quando chegasse ao Porto, o qual me levaria até Redondela (na Galiza) onde voltaria a encontrar o Caminho Central. Seguiria depois até Pontevedra e voltaria a desviar-me do Caminho Central para tomar a Variante Espiritual. Em Pontecesures (onde acaba esta variante) voltaria novamente ao Central que me levaria até Santiago de Compostela. A etapa entre Redondela e Pontevedra são cerca de 20km e a etapa de Pontecesures a Santiago ronda os 25km. Era este o plano de viagem, que estimava fazer em cerca de 10 dias.

Quanto à navegação levava os seguintes tracks GPS:

- Do usuário nés do wikiloc: Caminho Português da Costa a Santiago
- Do usuário hcbukowski do wikiloc: Caminho Portugues da Costa - mit Variante Espiritual
- Da minha autoria levava um track feito à mão no Google Earth seguindo o itinerário por terra entre Vilanova de Arousa e Pontecesures

A lista de equipamento e acessórios usados foi a seguinte:

Bicicleta: CUBE LTD Pro 2014 29er
Porta-bagagens: Topeak Explorer 29er tubular rack with disc mount
Bolsa porta-objetos: Roswheel bicycle frame pannier
Alforges: Ortlieb back-roller plus e mochila adaptada a alforge
Campismo: tenda Berg Outdoor, saco-cama, almofada, colchão de espuma
Acessórios da bike: bomba de ar, kit reparação de furos, corrente anti-roubo, chaves diversas, pastilhas de travão, lubrificante de corrente, chave de corrente, alicate, parafusos suplentes do porta-bagagens, cobertura
Outros acessórios: capa impermeável para mochila, protector solar, kit de higiene e limpeza, pomada anti picadas de insectos, 1 muda de roupa, toalha, diário
Máquina fotográfica: Sony DSC-HX20V
GPS: Garmin Dakota 20 e pilhas de reserva
Bibliografia: Camino Portugués (Maps) de John Brierley, editora Camino Guides e mapa da Variante Espiritual
Credencial do Peregrino

Optei por levar uma mochila onde colocaria os objectos de mais valor quando precisasse de me separar da bicicleta. Quando em andamento, se me começasse a pesar nas costas, colocaria de lado no porta-bagagens a fazer de alforge.

Sem comentários:

Enviar um comentário