sábado, 18 de junho de 2016

Caminho Português de Santiago - Dia 4

Ansião - Mealhada
Distância percorrida: 74,5 km

Saí de Ansião por volta das 8:00 e durante as primeiras horas da manhã tive muito single-track e muita estrada Romana até ao Rabaçal. A sinalização era com postes com o símbolo da vieira durante o trajecto pelo concelho de Ansião. Uma situação que muito me agrada pois demonstra a preocupação que as instituições locais têm para quem por aqui passa em peregrinação.
Em Alvorge há desde há poucos anos uma opção de alojamento: um albergue municipal. Não iria ficar lá pois ainda havia muito que andar neste dia. Pelo aspecto cuidado exterior pareceu-me ter muito boas condições.

Sinalização de albergue em Alvorge
O Caminho tem muitas intersecções e troços comuns com a GR-26 Terras de Sicó que em tempos já percorri. Por isso a zona jé me era razoavelmente conhecida.
Nesta manhã fui alcançado por um outro bicigrino espanhol que tinha começado igualmente em Lisboa, mas 3 dias antes. O andamento dele era outro, por isso foi com naturalidade que desejamos "Bom Caminho" um ao outro um pouco mais à frente.
Na passagem pelas Ruinas de Conímbriga fui á bilheteira carimbar a credencial e ficou a promessa de um visita para outro dia com mais tempo.


A aproximação a Coimbra foi pela hora de almoço. Passei à entrada do Portugal dos Pequenitos. 


Depois de atravessar o rio Mondego perdi a sinalização e não cheguei a passar na zona da Universidade de Coimbra. Ao que sei o Caminho passa por lá pois já lá vi umas setas amarelas.

Coimbra
A norte da cidade o Caminho é muitas vezes assinalado com marcos identificativos da freguesia onde estamos.


Em Trouxemil parei numa mercearia/café e cruzei-me com outro bicigrino que parou para pedir informações e que ia em sentido contrário com destino a Fátima.
O dia acabaria na Mealhada.







Sem comentários:

Enviar um comentário