quinta-feira, 23 de junho de 2016

Caminho da Costa / Variante Espiritual - Dia 9

O Freixo (Vigo) - Armenteira
Distância percorrida: 64,2 km

Quando saí do albergue retomei as setas verdes para ir ao encontro das setas amarelas do Caminho da Costa. O percurso tem troços comuns com a Senda del Agua de Vigo e é panorâmico com vistas sobre a ria de Vigo.

Ria de Vigo
Em Redondela terminava o Caminho da Costa propriamente dito, voltando a encontrar o Caminho Central. Daqui até Pontevedra voltei a cruzar-me com muitos peregrinos, mostrando-me que o Caminho Português é uma das principais vias de peregrinação a Santiago de Compostela.

Iglesia de La Peregrina, Pontevedra
Cerca de 5 km depois de Pontevedra segui a Variante Espiritual do Caminho Português como planeado. Foi uma viragem à esquerda para a região do Salnés.



Esta variante está muito bem sinalizada e tém até umas placas próprias em madeira.
Em Poio houve oportunidade de apreciar o seu bonito mosteiro.

Mosteiro de Poio
Na zona de Combarro vai-se até junto da ria de Pontevedra. O percurso é magnífico.


Depois encetei uma longa e difícil subida até cerca de 400m de altitude pelo meio de bosques e estradas florestais. Uma zona de muita e bela natureza. Não resisti a pazer uma paragem para apreciar a vista desde o miradouro do Loureiro.


A parte final da etapa deste dia foi a descer para Armenteira. Fiquei alojado no albergue pertença do mosteiro desta localidade. Éramos 4 peregrinos neste dia e comemorava-se o São João (San Xoán como dizem em Espanha). Havia festa na aldeia e à noite realizou-se um mega churrasco no largo anexo ao local do albergue.


Fomos convidados a participar. Comeu e bebeu-se muito bem, não faltando nada para saciar o apetite destes prezados peregrinos. Como não há bela sem senão houve música até às 5H da manhã resultando numa noite quase em claro.




Sem comentários:

Enviar um comentário