quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Caminho Português do Este - Dia 14

Castro-Dozón - Santiago de Compostela
Distância percorrida: 68,7 km


Hoje era o último dia da peregrinação, o dia da chegada a Santiago de Compostela e à catedral do apóstolo Santiago. Fui o último peregrino a sair do albergue, já perto das 8H mas depressa ultrapassei os meus colegas de albergue pois ia de bicicleta. Já conhecia o que restava de Caminho até Santiago de Compostela. Neste dia, tal como no anterior andei por muitas zonas de bosque.



Em Bandeira tive de parar para ir comprar pilhas para o GPS. Depois da passagem do rio Ulla fiz um pequeno desvio para ir a uma superficie comercial comprar mantimentos.

Rio Ulla
Já nas proximidades de Santiago passei por um memorial às vítimas do acidente de comboio.


Os kms que faltavam para Santiago eram cada vez menos e as torres da catedral já se viam ao longe.

Torres da catedral ao longe
Cheguei à catedral cerca das 15H e como não podia deixar de ser peço a uma peregrina para registar o momento para a posteridade.


Depois dirigi-me de imediato para o sítio onde pretendia pernoitar: o albergue do Monte do Gozo. Fiz o check-in e instalei-me, arrumei a bicicleta, lavei alguma roupa e pus a secar ao ar livre e depois regressei a pé a Santiago. Primeiramente fui à Oficina do Peregrino levantar a minha Compostela. Depois fui à biblioteca municipal para usar a internet. No regresso para o albergue passei num supermercado para compra do jantar.
Apesar deste albergue ser referido como estando em Santiago, a verdade é que fica fora da cidade a cerca de 4 km da catedral. É mais usado sobretudo pelos peregrinos do Caminho Francês. Para um peregrino que chega cansado se calhar fica mais em conta ficar num dos albergues privados da cidade, ainda que tenhamos que pagar mais que os 6€ no Monte do Gozo.
No dia seguinte não tencionava ainda regressar a Portugal. Queria aproveitar a minha presença na Galiza para realizar mais uma travessia: a GR-94 Sendero Rural de Galicia, 118 km a ligar Santiago de Compostela a Vigo.








Sem comentários:

Enviar um comentário