sábado, 7 de fevereiro de 2015

Bikepacking pelas Aldeias de Xisto - dia 5

Comecei este dia a visitar a aldeia da Comareira, a mais pequena da rede e uma das 4 aldeias de xisto de Góis.

Comareira
Depois continuei a subir até chegar a Aigra Nova. Passei pelo Ecomuseu Tradições do Xisto e pelo núcleo asinino.

Aigra Nova
Núcleo asinino
Continuei a subir até chegar à entrada de Aigra Velha, mas em vez de visitar a aldeia virei à esquerda e desci para a Pena com a bicicleta à mão pois a estrada de terra estava cheia de pedregulhos.

Pena
Regressei a Aigra Velha pelo mesmo caminho e agora com a companhia de um cão que teimava em não me largar.

Aigra Velha
Depois segui rumo aos 1200m do alto do Trevim. Sempre por estradas de terra, ou melhor por estradas de pedra. Levava a bicicleta à mão, mas a progressão era difícil pois a água da chuva já aqui cavou autênticas crateras serra abaixo. Também a inclinação era muito acentuada, talvez a maior desde que comecei a viagem. Parecia um km vertical. O alto da serra da Lousã estava com neve.

Alto do Trevim
Depois foi a vez de começar a descer para apanhar a N236. Segui por uma estrada de terra em mau estado. Se voltasse atrás tomaria outra opção, nem que andasse o dobro da distância. Nesta descida encontrei-me com uma vara de javalis. Ganhei o dia.


Chegado à N236 virei à direita e depois subi para a Cerdeira, aldeia já minha velha conhecida. Aproveitei para abastecer de água na sua fonte e fui pela rua principal adentro. Por aqui as obras de melhoramento continuam.

Cerdeira
Regressei de novo pela N236 rumo ao Candal, aldeia que está alcandorada numa encosta, à beira da estrada. Parei para abastecer de comida na loja do xisto e aquecer-me à lareira. O frio era polar.

Candal
Continuei pela N236 e depois virei à direita. Passei por aldeias que também podiam pertencer à rede, casos de Catarredor e Vaqueirinho. Cheguei depois ao Talasnal. Deve ser das aldeias de xisto mais visitadas. Sempre que lá vou está uma imensidão de carros à entrada.

Talasnal
Casal Novo e Chiqueiro foram as aldeias que se seguiram.

Chiqueiro
Continuando tive vistas fabulosas sobre a Lousã.


Chegar a Gondramaz era o próximo objectivo e para isso segui por uma estrada florestal aos ss. Muito bom este percurso para fazer BTT.

Gondramaz
Depois continuei a subir serra acima e entrei numa estrada de brita de um parque eólico. Fui até ao alto de São João e à N347, onde cheguei já com o Sol a esconder-se. Neste dia tinha ligado 10 Aldeias de Xisto. Foi obra. As serras do Açor e da Lousã estavam conquistadas. O tempo continuava agreste com temperaturas negativas. Decidi fazer a 2ª interrupção desta viagem.








 

Sem comentários:

Enviar um comentário